
Partes que compõem um Automodelo
Chassis: Assim como o chassis de um carro, é somente a estrutura, sem bolha (carroceria) e eletrônicos. No Automodelismo, o chassis faz referência ao conjunto de peças como suspensão, eixos, diferenciais ou somente a peça principal, onde são montandos os componentes.


Bolha: É a carroceria de um automodelo, a parte que cobre o chassis, normalmente são feitas em Policarbonado, sua função, além de estética, é a proteção dos componentes internos. Há bolhas pintadas ou transparentes, para você customizar, há também as mais simples e as que acompanham retrovisores, escapamentos, suporte para leds e outros acessórios para deixar seu modelo mais próximo a um real.

Servo: É responsável pela direção de um automodelo, ele "faz" o automodelo virar para direita ou esquerda. Servomotor ou somente servo é uma máquina eletromecânica que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livremente sem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores. Há servos de velocidades, tamanhos e torques diferentes. Dividem-se em dois tipos: Os digitais e os analógicos, a grande diferença entre eles é que o digital possui um microprocessador, que faz com que ele seja mais rápido e, consequentemente, gaste mais energia. Há também os Servos MG (Metal Gear), que possuem engrenagens em metal.

Servo - Aceleração (Somente para Automodelos Combustão): São idênticos aos servos da direção, porém, na maioria das vezes, são menores e possuem menos torque, já que não precisam de muita força para desempenhar suas funções. Ele é responsável pela aceleração e freio e são usados somente nos automodelos à combustão, pois nos elétricos há o esc, que também controla a aceleração e freio.

ESC (Somente para Automodelos Elétricos): Abreviação de Eletronic Speed Control, que, em português, significa Controlador de Velocidade Eletrônico. É um circuito eletrônico, que, como o nome já diz, controla a velocidade, além disso, ele também distribui a energia da bateria para o receptor e motor. Atualmente, os Controladores Eletrônicos (Esc) são os mais usados, mas, há alguns anos atrás (8 ~ 10 anos), eram utilizados os MSC, Mecanic Speed Control ou Controlador de Velocidade Mecânico, que utilizava um servo adicional para inverter a rotação, fazendo ele ir para frente ou para trás. Há dois tipos de ESC, os que são para motores Brushed ou Brushless, eles só funcionam quando ligados em um motor que seja do mesmo tipo, com exceção de alguns modelos (poucos), que funcionam com motores Brushed e Brushless.

Motor Elétrico (Somente para Automodelos Elétricos): É o motor que faz o automodelo andar, eles podem ser Brushed ou Brushless, há principal diferença entre eles é que os Brushed possuem escovas e o Brushless não. Motores Brushless possuem uma vida útil mais longa, devido a ausência de desgaste da escova, faíscas e interferência magnética. Além disso, também são mais eficientes e gastam menos energia. Para diferenciar um tipo do outro basta ver se ele possui dois ou três fios que vão para o motor, caso possuírem dois são Brushed e se for três, são Brushless.

Motor Combustão (Somente para Automodelos Combustão): Os automodelos a combustão utilizam um motor semelhante a um dois tempos de motocicletas, é um tipo de motor de combustão interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo. Diferente dos motores de quatro tempos, as etapas de funcionamento não ocorrem de forma bem demarcada, havendo admissão e exaustão de gases simultaneamente, por exemplo.


Bateria ou Pilhas para o Receptor (Somente para Automodelos Combustão): Os automodelos a combustão não utilizam um ESC, que alimenta o receptor, portanto, é necessário um pack de pilhas ou uma bateria para alimentar o receptor, que, por sua vez, irá alimentar os servos. A bateria ou pack deve ter uma voltagem de 6v, ou, caso tenha mais, deverá ser utilizado um BEC.

Combustível Glow/Nitro (Somente para Automodelos Combustão): Um combustível específico para automodelos, vendido em lojas de Modelismo, é composto principalmente por metanol, com uma porcentagem de nitrometano. Esse combustível custa cerca de R$45,00 o litro, sendo vendido, na maioria das vezes em galões de 3,6l. No caso dos automodelos maiores (1/4,1/5) à gasolina, é utilizado como combustível uma mistura de gasolina com óleo para motores 2 tempos.

Rádio Controle (Transmissor): É o "controle" do automodelo, é nele que o piloto acelera, vira e aciona outras funções. Há modelos de diferentes frequências, número de canais, funções, com ou sem display. Os mais utilizados são os de 2 ou 3 canais, 2.4GHz.

Receptor: É quem recebe os comandos do rádio e "passa" para os componentes do automodelo. O receptor deve ser compatível com o rádio, geralmente, ele já vem junto com o rádio.

Bateria (Somente para Automodelos Elétricos): Os Automodelos Elétricos são movidos por uma bateria recarregável. Atualmente, há dois tipos de baterias mais usadas no Automodelismo, as LiPO e as NiMH. LiPO significa Lithium-Polymer, a bateria tem seus eletrólitos de sais de lítio retidos em um polímero sólido como o óxido de polietileno e o poliacrilonitrilo ao invés de solventes tornando-as adaptáveis a diferentes formatos e permitindo altas taxas de descarga. NiMH significa Níquel Metal Hidreto, são uma evolução direta das Ni-Cad. Elas também utilizam o níquel como matéria prima básica, mas o cádmio é substituído por uma liga de metais não tóxicos, amenizando a questão ambiental. As mais utilizadas são as LiPOs, que duram mais, oferecem uma descarga maior, no entanto, são mais caras e mais perigosas.
Conhecendo um Automodelo

Bandejas (Lower Arm): Lower Arm ou bandejas como são conhecidos no Brasil, são os braços inferiores da suspensão. Um automodelo possui quatro bandejas, duas dianteiras e duas traseiras. As bandejas geralmente são de plástico, porém, há também as de alumínio e fibra de carbono. Cada automodelo utiliza bandejas específicas, diferentes das dos outros modelos. A ponta maior delas é presa no Chassis ou caixa do diferencial e na parte menor é preso o Wheel Hub (Manga de eixo).

Chassis: Assim como em um carro, chassis é onde as outras peças são montadas (suspensão, eletrônica, etc). Geralmente, os chassis são em plástico, porém, há também os em fibra de carbono e alumínio.

Torre dos Amortecedores/da Suspensão (Shock Tower): São as peças onde os amortecedores são fixados, elas possuem vários furos, para você poder testar vários ajustes. Em cada um você vai ter uma altura e curso diferente nos amortecedores. Um automodelo possui duas torres dos amortecedores, uma na dianteira e outra na traseira.

Diferencial: É o conjunto de engrenagens que transmite a rotação do motor para as rodas. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque entre os semi-eixos (Conhecidos como bogbone nos automodelos) que a principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes. Um Automodelo 4X2 (Tração somente em duas rodas) possui um diferencial, enquanto um 4X4 (Tração nas quatro rodas) possui dois diferenciais, um na traseira e outro na dianteira. Há alguns modelos que possuem também o diferencial central que fica próximo ao motor. Os diferenciais são dividos em dois tipos, os de engrenagens e os de esferas, a diferença básica é que o de engrenagem possui três pequenas engrenagens, conhecidas como planetárias que mantém o torque diferente entre as rodas, podendo inclusive uma roda permanecer em repouso enquanto a outra recebe toda a potência e movimento gerado pelo motor. No diferencial de esferas, essas engrenagens são substituuidas por esferas.

Amortecedores (Shock): A principal função dos amortecedores é limitar o curso de atuação das molas, equalizando e balanceando as oscilações do sistema de suspensão, ao contrário do que se pensa, os amortecedores não absorvem impactosm, esta função é do conjunto de molas. Um automodelo possui quatro amortecedores.

Molas: A principal função das molas é absorver impactos, geralmente, elas estão acompanhadas dos amortecedores, que limitam o curso delas. As molas são dividas em três tipos, as de tensão baixa, média e alta (Soft, Medium e Hard), a Soft é de fácil compressão, mole, a Medium é de média compressão, intermediária e a Hard é de difícil compressão, dura.

Relação: É o conjunto do Pinhão, engrenagem menor que é fixada no eixo do motor com a Coroa, engrenagem maior que é fixada no eixo da transmissão. Você pode mudar a relação do seu automodelo, podendo conseguir mais aceleração ou mais velocidade final. Aumentando o tamanho do seu pinhão você terá uma velocidade final maior, diminuindo, você terá mais aceleração.

Pinhão (Pinion): É a engrenagem maior, que fica presa no eixo do motor, da relação entre a Coroa e o Pinhão. Basicamente, com um pinhão maior você terá mais velocidade final e com um pinhão menor você terá mais aceleração/torque. Pinhão menor significa que ele tem um menor número de dentes que o pinhão que você usa atualmente e o maior é que possui um maior número de dentes. O número de dentes é identificado pela letra "T" (Teeth = Dente), um pinhão com 15t tem 15 dentes. Para saber se um pinhão é compatível com a coroa eles precisam ter o mesmo Pitch, que é o número de dentes por polegada, por exemplo, uma coroa Pitch 64 tem 64 dentes por polegada. Os principais Pitchs são MOD1, MOD 0.8 = Pitch 32, MOD 0.6 = Pitch 48, Mod 0.4 = Pitch 64.

Coroa (Spur Gear): É a engrenagem maior, que fica presa no eixo principal, que pode ser um cardã ou uma correia. Assim como no pinhão, o número de dentes é identificado pela letra "T" (Teeth = Dente), um pinhão com 15t tem 15 dentes. Para saber se um pinhão é compatível com a coroa eles precisam ter o mesmo Pitch, que é o número de dentes por polegada, por exemplo, uma coroa Pitch 64 tem 64 dentes por polegada. Os principais Pitchs são MOD1, MOD 0.8 = Pitch 32, MOD 0.6 = Pitch 48, Mod 0.4 = Pitch 64.
Nessa coroa podemos observar que do lado esquerdo ela apresenta o número de dentes = 86t e do lado direito o pitch = 48p.

Embreagem: Geralmente, fica entre a coroa e o eixo e é regulável, permitindo soltar ou apertar. Uma embreagem muito solta fará com que a rotação do motor não seja passada totalmente para o eixo e uma embragem muito abertada forçará os diferenciais. Portanto, o ideal é que fique no "meio termo".

Hex ou Sextavado: É a peça onde a roda é encaixada, cada escala possui uma medida de Hex. Os 1/16 utilizam Hex 8mm, os 1/10 hex 12mm, 1/8 hex 17mm. Portanto, uma roda só é compatível com o automodelo quando o Hex dos dois são iguais, um carro que usa Hex 12mm, utiliza uma roda com Hex 12mm. Há adaptadores para tornar o Hex do seu modelo maior e com isso, utilizar uma roda maior.




Manga de eixo (Wheel Hub): É a peça onde o Hex é colado. Ela é presa na bandeja. Um automodelo possui 4 Mangas de Eixo.
Rodas (Wheels): São as rodas do automodelo. Cada roda possui um Hex diferente e só serve no automodelo, se o Hex dele for o mesmo do da roda. Os 1/16 utilizam Hex 8mm, os 1/10 hex 12mm, 1/8 hex 17mm. Um carro que usa Hex 12mm, utiliza uma roda com Hex 12mm. Há adaptadores para tornar o Hex do seu modelo maior e com isso, utilizar uma roda maior.
Pneus (Tires): Nos automodelos há pneus específicos para On e para Off Road de diferentes tipos. Há os com sulcos, os lisos, os com cravos.
Parachoque: Protege o chassis e a bolha de choques (batidas). Geralmente, os automodelos possuem dois parachoques, um na traseira e outro na dianteira, nos automodelos On Road o parachoque é de espuma/borracha, enquanto nos Off Road ele é de plástico.






Montante do Motor (Motor Mount): É o supote do motor, onde ele é fixado. Geralmente, ele possui regulagens para você escolher, deixando o Pinhão, que está fixado no eixo do motor mais próximo ou mais distante da Coroa.
Dogbone (Drive Shaft): São os "semi-eixos" de um automodelo, eles passam a rotação do diferencial a roda. Há alguns que ficam presos em uma das extremidades, os CVDs.
Cardã/Candan (Center Drive Shaft): Assim como nos automóveis, a função do cardã é transmitir a rotação do motor para os diferenciais. Utilizado em modelos 4X4, principalmente nos Off Road.
Correia (Drive Belt): Substitui o cardã na maioria dos automodelos On Road, pois transmite melhor a rotação em relação ao Cardã.

Postes da Bolha (Body Post): Como o nome já diz são so postes, onde ficam os clips que seguram a bolha.
Clips da Bolha (Body Clips): São as peças que seguram a bolha, elas são encaixadas em um dos furos dos postes.
Wheelie Bar: É uma peça que faz com que os automodelos não capotem enquanto estiverem empinando. Ela limita o automodelo a empinar até uma determinada altura. É opcional na maioria dos automodelos e é utilizada principalmente nos Off Roads Monster Trucks.



Automodelos Elétricos:


Motor Elétrico (Brushed ou Brushless)
Esc (Brushed ou Brushless)
Servo para direção


Bateria (Lipo ou NiMH)


Rádio (Transmissor)
Receptor (Na maioria das vezes já vem com o rádio
Carregador para bateria


Fonte para o carregador (Em alguns casos já vem com o carregador)
Automodelos Combustão:



Motor à Combustão
Servo para aceleração/freio
Servo para direção
Bateria ou pilhas para alimentar os servos e receptor

Rádio (Transmissor)

Receptor (Na maioria das vezes já vem com o rádio

Carregador para bateria/pack de pilhas (Como a bateria usada nesse caso é menor e mais simples, você pode utilizar um carregar mais barato

Aquecedor de vela

O que um automodelo precisa para funcionar?
Automodelo RTR: Abreviação de Ready To Run, que significa Pronto para Correr, em português. São os automodelos completos, que já possuem motor, esc, servo, bateria, rádio e carregador. Geralmente, os modelos mais simples são RTR.
Automodelo KIT: São os automodelos que incluem somente o Chassis, sem componentes eletrônicos, como esc, motor, servos. Geralmente os modelos vêm desmontados. Com isso, você pode montar e instalar a eletrônica da sua preferência. Na maioria das vezes, automodelos Kits possuem mais ajustes que os RTR, que já são completos.



Automodelo ARTR: Abreviação de Almost Ready To Run, que significa Quase pronto para correr, em português. Como o nome já diz, são os automodelos quase prontos para andar, na maioria das vezes, necessitam somente de um sistema de rádio, bateria e carregador, já possuem motor, esc, servo.
KIT, RTR ou ARTR?
É muito comum, quando se está iniciando, ficar em dúvida sobre o nome de alguma peça do seu automodelo, muitas vezes você quer substituí-la mas não sabe como buscá-la. Estaremos colocando abaixo a foto e o nome das principais peças de um automodelo!